Quem é Instituto de Química da Unicamp?

A UNICAMP é uma das mais bem conceituadas no Brasil, e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a pesquisas e patentes. O Instituto de Química da Unicamp tem cerca de 500 alunos e 85 docentes. Desde sua criação apresentou mais de 1.800 teses de mestrado e doutorado e publicou cerca de 5.700 artigos em revistas científicas nacionais e internacionais. É um dos maiores institutos da universidade, com mais de 10 edifícios ocupando uma área de 32.000 m².

Necessidade

A área da educação utiliza cada vez mais a tecnologia para oferecer um melhor aprendizado e melhores serviços aos alunos e professores. A rede possuía um core instável e equipamentos de acesso obsoletos, apresentando muitos problemas e falhas diárias. A dificuldade no download e upload dos trabalhos para a nuvem, ou até mesmo o acesso aos servidores locais, impactava o processo de ensino e pesquisa.

Solução?

O objetivo foi alcançado criando uma rede estável e de alta performance que que permitiu o suporte à rede WLAN (que está em crescimento constante), bem como a integração futura de telefonia IP e o uso de dispositivos IoT como lousas inteligentes, câmeras de segurança, localização e outras tecnologias de sala de aula.
Os fatores principais que motivaram o projeto foram a confiança nos produtos/tecnologia apresentados pela ALE (Alcatel-Lucent Enterprise) com a sua linha de Omni Switches de alta performance, confiabilidade e baixo custo.
Também o suporte do Business Partner (OL-Tecnologia) durante todo o processo, incluindo o pós-venda.

Benefícios

No Instituto de Química da UNICAMP as pesquisas são feitas 24/7. A estabilidade e confiança oferecida pelos OmniSwitches aliviou consideravelmente o esforço demandado pelo grupo de TI.
Graças ao OmniVista, é possível um controle centralizado de toda a rede, facilitando o gerenciamento e a manutenção.
O OmniSwitch 6900 operando em virtual chassis é mais econômico, ocupa menos espaço e consome menos energia que um chassis tradicional, além de oferecer melhor desempenho.

A performance da rede melhorou enormemente, e atualmente o downtime só ocorre para manutenção.
Alunos e pesquisadores podem rapidamente acessar artigos e materiais de pesquisa, a qualquer momento.

VAMOS
CONVERSAR?

CONTATO